O que é HDR?


O que é HDR?
HDR é a sigla para High Dynamic Range. É um pós processamento onde você pega uma imagem ou uma séria de imagem, faz uma combinação delas e ajusta seus contrastes para fazer coisas quase impossíveis com uma certa abertura (aperture) e velocidade (shutter speed). Eu diria que 75% das minhas imagens usam essa técnica, e se você é novo nisso deve notar algo diferente nas minhas fotografias, um visual e uma sensação diferente. Você provavelmente vai notar que HDR é uma classificação bastante ampla, e eu não gosto muito de classificações. Meu processo começa usando técnicas básicas de HDR, mas depois disso existem vários passos para ajudar as fotos a terem um visual mais… vamos dizer… evocativo.

Posso falar um pouco mais sobre a filosofia por trás do estilo de fotografia aqui por um breve momento. Você pode considerar que a maneira com que o cérebro processa as imagens não é a mesma como seu computador processa os arquivos de imagens. Não existe uma abertura, velocidade, etc. Na verdade, algumas vezes, quando você está em um lugar bonito ou com pessoas especiais e você fotografa – você alguma vez notou que quando mostra as fotos para as pessoas você precisa dizer, “Bem, você deveria ter estado lá.” Mesmo ótimos fotógrafos com câmeras incríveis raramente conseguem capturar a cena como eles viram. Câmeras, por sua natureza básica de serem máquinas, são boas para capturar “imagens”, linhas, sombras, formas – mas elas não são boas para capturar a cena da maneira como o cérebro lembra dela. Quando você está lá na cena, seus olhos viajam pelo lugar, deixando algumas áreas mais iluminadas, outras menos, e assim você cria uma “colcha de retalhos” da cena. Além disso você terá emoções e sensações ligadas àquela imagem, e isso tudo acontece na cena. Agora você vai perceber que conforme você explora o processo HDR, as fotos podem evocar esses sentimentos e memórias de maneira mais tangível. É uma maneira incrível de “enganar” seu cérebro e de fazê-lo experienciar muito mais que uma fotografia normal.

Vou listar algumas fotografias HDR muito interessantes que fiz e que as pessoas costumam gostar bastante. Esta primeira imagem é a primeira Fotografia HDR exposta no Smithsonian Institution em Washington D.C. e muitas das outras são representadas por Getty. Acredito que essa seja uma boa maneira de mostrar como o HDR está ficando conhecido e aceito, isso se a técnica for bem aplicada.

Veja materia completa publicada no: stuckincustoms

Tags:

Leave a Reply